miércoles, 1 de octubre de 2008

CV de FMChacel

FERNANDO MAGALHÃES CHACEL

ARQUITETO PAISAGISTA

 

FERNANDO CHACEL, arquiteto, formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, em 1953. 

 

Estagiou no escritório de Roberto Burle Marx, onde iniciou a sua formação profissional de arquiteto paisagista.

 

De 1963 a 1965 foi Diretor de Parques e Jardins do Estado da Guanabara.

 

Bolsista do Governo Francês, completando o curso “Techniques de L’Urbanisme et Amenagement Foncier”, no Ministère de L’Équipement, em Paris (1966/1967)

 

Além dos trabalhos realizados para Furnas e CESP,  juntamente com o arquiteto paraguaio Eulalio Cervera elaborou o maior projeto paisagístico já realizado no país – a recuperação ambiental da Área Prioritária da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional.

 

Nos últimos dez anos vem trabalhando na recuperação de faixas marginais de Proteção das Lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, reintroduzindo, através de seus projetos, elementos e associações do ecossistema primitivo.

 

Professor, por diversas vezes, da “École d’Architecture du Paysage” da Universidade de Montreal, tendo sido também membro do seu Comitê Pedagógico.

 

Sócio fundador e ex-presidente da Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, e Membro fundador da União Latino Americana da Paisagem.

 

Consultor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para projetos relativos ao meio ambiente urbano e a parques e jardins, no período de 1996 a 2000.

 

Recebeu, por duas vezes (em 1998 e 2001),  o Prêmio Golfinho de Ouro, na categoria Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e, recentemente, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

 

Autor do livro “Paisagismo e Ecogênese”, publicado pela Editora Fraiha, em 2001, e re-editado em 2004.

 

Projetos paisagísticos apresentados pelo Prof. Peter Jacobs, da École d’Architecture de Paysage da Universidade de Montreal, em conferência no Seminário “Existence and Experience in Contemporary Garden Design”, patrocinado pela Dumbarton Oak e pelo United States Botanic Garden, em Washington D.C. (maio 2005).

No hay comentarios: